O bloguinho já anda num ritmo bem tartaruga por conta da minha falta de tempo para ele. E no mês de setembro continua parado por conta das férias!!!
Volto logo para trazer muitas dicas de um país com quem nós brasileiros temos muitas afinidades...
Um pouco das minhas vivências, experiências e constatações. Parafraseando o poeta: “Importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem sabe ver.” (Gabriel García Márquez)
sexta-feira, 6 de setembro de 2013
domingo, 18 de agosto de 2013
Buenos Aires: Centro e arredores.
Quem vai para Buenos Aires pela 1ª
vez quer ver os cartões postais da cidade! Talvez seja ideal começar a visita
pela região central para aproveitar para conhecer a Plaza de Mayo e conhecer a
Casa Rosada, Pirâmide de Mayo (monumento construído em homenagem a Revolução de
Maio), a Catedral Metropolitana e outras importantes construções de grande
interesse cultural, arquitetônico e histórico. Admire as construções antigas
(semelhantes as das cidades européias) contrastando com a vida moderna dos portenhos.
| Casa Rosada e Plaza de Mayo. |
| Pirâmide de Mayo. |
| Plaza de Mayo - foto tirada em 2005. |
| Catedral Metropolitana de Buenos Aires. |
| O Cabildo de Buenos Aires é um prédio histórico, que já serviu como sede do governo colonial e hoje abriga um museu sobre a história do cabildo e da Revolução de Maio. |
| Do lado esquerda da Casa Rosada fica o lindo prédio do Banco de La Nación - foto tirada em 2005. |
Dali pode-se caminhar tranquilamente até o Congresso, pela Avenida de Mayo (com direito a uma paradinha no Café Tortoni, claro!, e depois voltar um pouquinho, para ir aos pés do Obelisco, pela Avenida 9 de Julio. E por fim visitar o lindíssimo Teatro Colón!
| O tradicionalíssimo Café Tortoni. |
| O lindíssimo Congresso - foto tirada na 1ª visita à Buenos Aires em 2005. |
| Avenida 9 de Julio - a principal avenida de Buenos Aires |
| O lindíssimo Teatro Colón - o maior teatro da América Latina |
| Lateral do Teatro Colón. |
A poucas quadras do teatro, bem no encontro das Avenidas Corrientes e 9 de Julio, está o Obelisco, monumento que hoje é usado como ponto de encontro para manifestações.
Na região central vale a pena passear
pela Calle Florida, uma rua de comércio que já foi muito chique e hoje não é
mais. Há quem goste dessa rua para comprar peças em couro, mas eu acho que só
continua valendo a pena ir lá por causa das Galerias Pacífico, o shopping mais
lindo da cidade!
| Galerias Pacífico na Calle Florida. |
| A Estación Retiro - ao lado da Plaza Martín - exemplo da rica arquitetura da região central e arredores |
| Palácio das Aguas Corrientes - um dos prédios que achei mais lindo!!! que ignorância é essa arquitetura!!! |
A feira de San Telmo (artesanatos
e antigüidades) fica pertinho da Plaza de Mayo. É uma feira ao ar livre, mas
que engloba algumas galerias de antiquários também. Como toda feira, é
imperdível! (A feira só funciona aos domingos, das 10 às 17 horas). Ou se você é maluco(a) pela Mafalda, como eu, pode aproveitar e fazer uma visita à moradora mais ilustre do bairro San Telmo!
| Eterna Mafalda!!! Como não ser apaixonada por essa niña inteligente e idealista e com seu jeito Mafalda de ser??!! |
| A casa onde fictamente morou a Mafalda! |
| Outro personagem popular na Argentina: Isidoro Cañones! |
domingo, 4 de agosto de 2013
Mi Buenos Aires querido! algumas dicas gerais!!!
![]() |
| Portenhos ilustres: Maradona, Evita Perón e Carlos Gardel. |
A capital portenha certamente é uma daquelas
cidades especiais que dá vontade de voltar quantas vezes forem possíveis.
Além de estar perto do Brasil, tem “ares de Europa” sim, cenários inspiradores, uma arquitetura riquíssima, muito vinhos, doce de leite, empanadas, tango, bife de chorizo, etc. A gama de
atrações e delícias é vasta!!!
Por conta de política do Mercosul os visitantes
brasileiros não precisam apresentar passaporte ou visto de entrada para ingressar na
Argentina. Basta a carteira de identidade original (atenção: a carteira de
motorista não é aceita, e RG muito antigo ou danificado pode dar problema).
Os vôos partindo do Brasil aterrissam no Aeroporto de Ezeiza
(longe uns 50 minutos da região central) ou no Aeroparque Jorge Newburry que
fica há uns 3 km da região central. A vantagem de se chegar pelo Ezeiza é que
tem um freeshop enorme!!!
Os meios de transportes disponíveis para o deslocamento aeroporto-hotel são o transfer (creio que os pacotes ofereçam o serviço), ônibus e os táxis. Se você for utilizar táxi recomendo utilizar aqueles dos guichês de dentro do aeroporto. É mais seguro e os valores são tabelados. Não é só
em Buenos Aires, mas acho que devemos ter precauções nesse quesito
principalmente quando visitamos um país desconhecido. Tenho amigas que quase foram passadas “para trás” por um taxista no aeroporto de
Buenos Aires que tentou passar notas de pesos falsas! Para evitar esses
incidentes e não se estressar procure sempre pegar táxis oficiais que não há
perigo. Até por que o táxi em Buenos Aires é barato!
Outra dica importante: trocar alguns reais por pesos ali
mesmo no aeroporto para garantir o táxi! Em ambos aeroportos tem o Banco Nacíon!
Mas deixe para trocar moeda em casas de câmbio que não sejam nos aeroportos,
pois estas pagam menos que o valor oficial da moeda. Não se preocupem vocês
irão se deparar com inúmeras casas de câmbio pela cidade. E fiquem longe de espertinhos que trocam dinheiro na rua.
Lugares para ficar em Buenos Aires??? Fica a critério e gosto da cada um. Já fiquei na região central, próximo da Calle Florida, e o positivo é que é bem movimentado por conta do comércio e próximo de muitos pontos turísticos. Outra vantagem é que os hotéis costumam ter melhores preços. Mas sinceramente, depois de ficar na Recoleta meus conceitos mudaram!!! A Recoleta é um bairro charmosíssimo, tranquilo, repleto de lojas, mercadinhos, delicioso de se caminhar, e o melhor, sem a “muvuca” do centro. E fica muito próximo da região central. É possível inclusive alugar um studio ou apartamento se a estadia for mais longa (os preços são melhores que dos hotéis! Pesquisem!)
Não sei como vocês programam sua estadia, mas eu gosto de
inicialmente fazer aqueles passeios “city tour” oficial da cidade para sentir o
gostinho do que está por vir. Se não der tempo de visitar todos os pontos turísticos
ao menos os principais pontos vocês viram.
Algumas diquinhas que espero serem úteis: 1) Buenos
Aires está no mesmo fuso horário que Brasília, ou seja, a hora é a mesma,
exceto no período do horário de verão; b) A voltagem é 220V (muito importante para as mulheres!!!); 3) Se
você comprou produtos nacionais (argentinos) por valores superiores a $70 pesos
(por nota fiscal), e que tenham sido adquiridos nos comércios aderidos ao
sistema “TAX FREE Global Refund” (adesivo visível na vitrine ou caixa da loja),
você pode pedir o ressarcimento do valor de IVA nos aeroportos antes de ir
embora. Como proceder? Ao efetuar a compra, peça ao atendente o voucher para
reembolso. No aeroporto, apresente as notas fiscais e vouchers de
reembolso ao guichê do “Global Refund”; d) não sei se é a crise, mas diversas lojas,
bares e restaurantes por alguma razão surreal não aceitam cartão de
crédito/débito. Procurem se informar antes de comprar/comer.
Os Argentinos estão de parabéns, são mega educados, gentis, prestativos e qualquer informação que você precisar eles fazem questão de te explicar bem certinho. O turismo é forte na cidade de modo que é visível que adoram turistas, inclusive os brasileiros! Essa foi minha percepção nas duas vezes que visitei a cidade.
Claro que vemos diferenças desde o modo de vestir, a maneira de pensar e até a comida, mas já que irá até lá temos que aproveitar para viver dias diferentes e ocasiões que dificilmente voltarão a acontecer. Não adianta reclamar que não tem feijão ou é difícil encontrar um restaurante por quilo. Você é um turista, portanto tente se adaptar. Aí que está a graça!!!
Bora conhecer a capital portenha!!!
quinta-feira, 1 de agosto de 2013
Brasília: os impressionantes vitrais da Catedral de Brasília!
Adoro a capital federal!
Sou apaixonada pelo conjunto arquitetônico e urbanístico deixado por Oscar Niemeyer
e Lúcio Costa em pleno cerrado! A Esplanada dos Ministérios é um cartão postal
comum de Brasília, vista diariamente nos nossos telejornais!!!
Numa visita recente à
Brasília aproveitei para ir visitar um monumento que achei surpreendente e que até
então só conhecia por fora: a Catedral Metropolitana de Brasília! Projetada
também pelo ilustre Niemeyer! É um paradoxo um ateu projetar alto tão etéreo,
celestial!!! São 16 pilares que parecem uma coroa de espinho ou mãos em sinal
de súplica?
Junto à entrada, ainda
na área externa, se encontram quatro estátuas em bronze com 3 metros de altura:
Os Quatro Evangelistas – João, Lucas, Marcos e Mateus, esculturas do
italiano Alfredo Ceschiatti. O Campanário possui quatro grandes sinos doados pela Espanha, de tamanhos diversos e chamados de Santa Maria, Pinta, Nina e Pilarica – homenagem às caravelas de Cristóvão Colombo.
Por dentro é
impressionante! Aproveite para admirar os vitrais. O ovo que se vê nos vitrais simboliza a Vida.
Mesmo com pilares de concreto, a Catedral mostra-se incrivelmente clara, serena
e leve. Leveza, aliás, mais acentuada pelos três anjos suspensos também
esculpidos por Alfredo Ceschiatti.
A acústica da igreja
também é curiosa. Encostando-se na lateral curva das paredes da Catedral e,
mesmo falando baixinho, é possível que uma pessoa posicionada metros à frente escute
tudo com bastante clareza (quem me contou foi uma amiga que estava junto na
visita!!)
A Via Sacra, no seu
interior é uma obra assinada por Di Cavalcanti. Encontramos também a
réplica da Pietà de Michelangelo (a original encontra-se exposta na
Basílica de São Pedro, em Roma).
Fonte: Wikipédia e Google
quarta-feira, 31 de julho de 2013
Brasília: "O Pobre Juan"
Em Brasília fui com marido e amigos conhecer o badalado restaurante “O Pobre Juan”, localizado na área gourmet do Shopping Iguatemi. Há diversas filiais nas principais capitais do Brasil. A casa é especializada em cortes argentinos e um comparativo me veio à cabeça, o 348 de São Paulo (se não mudou muito desde a vez que fui há setecentos anos atrás).
O restaurante possui uma decoração rústica e extremamente elegante, o ambiente é super agradável e charmoso. É impossível não ficar boquiaberto com o decór. O que me mais me impressionou foi a adega suspensa!!!
Achei o atendimento excelente. O garçom responsável pela nossa mesa conhecia bem os pratos da casa, a carta de vinhos, além de muito gentil e solícito. Achei uma graça o menu!
Infelizmente não tínhamos muito tempo, de forma que somente foi possível apreciar a entradinha da casa, bem agradável, e pedir o prato principal. Havia diversas opções de cortes, mas preferimos experimentar o tradicional Bife de Chourizo, no mais autêntico estilo argentino, acompanhado de batatas provenzal e purê de mandioquinha. Você escolhe o ponto de sua carne!!! A minha veio ao ponto e mesmo não sendo uma carnívora adorei!!! Acompanhou nosso jantar um delicioso tinto Malbec Catena que harmonizou muito bem com a carne.
Combinando com o ambiente aconchegante tinha um trio tocando jazz e bossa nova, que deixou a noite mais agradável ainda.
Não sobrou tempo para a sobremesa, uma lástima!!! : ( - mas quem tiver a oportunidade vi que tem várias opções com doce de leite Havanna!!! Huuummm!!! O preço não é nada camarada, mas vale experimentar!!! Fica a dica delícia!!!
Site: www.pobrejuan.com.br
O restaurante possui uma decoração rústica e extremamente elegante, o ambiente é super agradável e charmoso. É impossível não ficar boquiaberto com o decór. O que me mais me impressionou foi a adega suspensa!!!
Achei o atendimento excelente. O garçom responsável pela nossa mesa conhecia bem os pratos da casa, a carta de vinhos, além de muito gentil e solícito. Achei uma graça o menu!
Infelizmente não tínhamos muito tempo, de forma que somente foi possível apreciar a entradinha da casa, bem agradável, e pedir o prato principal. Havia diversas opções de cortes, mas preferimos experimentar o tradicional Bife de Chourizo, no mais autêntico estilo argentino, acompanhado de batatas provenzal e purê de mandioquinha. Você escolhe o ponto de sua carne!!! A minha veio ao ponto e mesmo não sendo uma carnívora adorei!!! Acompanhou nosso jantar um delicioso tinto Malbec Catena que harmonizou muito bem com a carne.
Combinando com o ambiente aconchegante tinha um trio tocando jazz e bossa nova, que deixou a noite mais agradável ainda.
Não sobrou tempo para a sobremesa, uma lástima!!! : ( - mas quem tiver a oportunidade vi que tem várias opções com doce de leite Havanna!!! Huuummm!!! O preço não é nada camarada, mas vale experimentar!!! Fica a dica delícia!!!
Site: www.pobrejuan.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)



