Mostrando postagens com marcador vale a pena visitar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador vale a pena visitar. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Buenos Aires - prosseguindo com um passeio mais minucioso na Plaza San Martín e redondezas!

Se dispor de mais tempo na cidade e estiver afim de um passeio mais minucioso pela região central e arredores comece seu percurso pela bela Plaza San Martín com seus longos gramados. 

San Martín é o nome do maior personagem da independência argentina.

A praça e seus enorme gramados é cenário de lazer dos portenhos.

Para os argentinos Buenos Aires é um pedacinho da Europa. Sua elegância e beleza
nada deixa a desejar ao Velho Continente!!! 

Admire e passeie ao seu redor, uma área de elegantes e ecléticos prédios inspirados na arquitetura francesa e italiana: Palácio San Martín, Círculo Militar, Palácio Haedo, Edifício Kavanagh, Monumento a los Caídos em Malvinas e a Torre dos Ingleses.

Palácio San Martín - antiga residência e que hoje serve às cerimônias oficiais.

Círculo Militar ou Palácio da Paz - mansão inspirada nos castelos do Vale do Loire, na França, hoje serve aos
oficiais militares.

Palácio Haedo - não está em muito destaque - antiga residência e hoje também tem finalidade pública.

Edifício Kavanagh - imponente obra modernista dos anos 30 que se destaca dos
demais edifícios. Já foi o edifício mais alto da América do Sul.
Monumento a los Caídos en Malvinas - memorial com o nome dos soldados argentinos que perderam a vida
na invasão das Ilhas Malvinas (Falkland para os ingleses).

Monumento com o Edifício Kavanagh ao fundo.

A conhecida Torre dos Ingleses cujo nome oficial é Torre Monumental - a torre
do relógio foi construídas por ingleses para presentear os argentinos nos idos
de 1916. O nome foi alterado após o conflito das Malvinas.

Belíssimo relógio que possui 5 sinos que tocam a cada 4 horas. No topo há um
catavento.




Achamos uma boa oportunidade (frisa-se para quem gosta) visitar o Museu de Armas de la Nación, ali na praça mesmo ao lado do Círculo Militar, que tem uma coleção histórica incrível, com mais de 2 mil peças relacionadas à vida militar.



Por fim, ainda na região central, não há como ignorar a Avenida Santa Fé, que inclusive foi nossa guia uma vez que cruzávamos com ela todos os dias. Ali fica a Livraria El Ateneo, eleita uma das mais lindas livrarias do mundo (a 2ª, sendo a primeira a Livraria em Maastrich, na Holanda), e foi montada em um antigo teatro, sendo que toda a arquitetura foi mantida basicamente intacta.

É possível até sentar em um antigo camarote para folhear seu livro preferido. Até as cortinas do palco fazem parte do cenário - o mesmo palco onde o argentino Carlos Gardel atuou em tempos e que foi transformado num elegante e acolhedor café, onde se pode almoçar e lanchar, e espaço de leitura. 




 
Livraria El Ateneo Grand Splendid: Av. Santa Fé, 1860. Vale a pena conhecer, e se você for amante da boa literatura ou curioso mesmo vai "pirar" e se "descabelar" com a quantidade de clássicos, autores, gêneros, obras esgotadas no Brasil, e principalmente vai constatar que infelizmente o livro no Brasil ainda é muito caro (mesmo com imunidade tributária), fator que veda o acesso popular à cultura!




domingo, 18 de agosto de 2013

Buenos Aires: Centro e arredores.

Quem vai para Buenos Aires pela 1ª vez quer ver os cartões postais da cidade! Talvez seja ideal começar a visita pela região central para aproveitar para conhecer a Plaza de Mayo e conhecer a Casa Rosada, Pirâmide de Mayo (monumento construído em homenagem a Revolução de Maio), a Catedral Metropolitana e outras importantes construções de grande interesse cultural, arquitetônico e histórico. Admire as construções antigas (semelhantes as das cidades européias) contrastando com a vida moderna dos portenhos.

Casa Rosada e Plaza de Mayo.
Pirâmide de Mayo.
Plaza de Mayo - foto tirada em 2005.
Catedral Metropolitana de Buenos Aires.



O Cabildo de Buenos Aires é um prédio histórico, que já serviu como sede do governo colonial e hoje abriga
um museu sobre a história do cabildo e da Revolução de Maio. 
Do lado esquerda da Casa Rosada fica o lindo prédio do Banco de La Nación - foto tirada em 2005.

Dali pode-se caminhar tranquilamente até o Congresso, pela Avenida de Mayo (com direito a uma paradinha no Café Tortoni, claro!, e depois voltar um pouquinho, para ir aos pés do Obelisco, pela Avenida 9 de Julio. E por fim visitar o lindíssimo Teatro Colón!


O tradicionalíssimo Café Tortoni.
O lindíssimo Congresso - foto tirada na 1ª visita à Buenos Aires em 2005.
Avenida 9 de Julio - a principal avenida de Buenos Aires
O lindíssimo Teatro Colón - o maior teatro da América Latina

Lateral do Teatro Colón.

A poucas quadras do teatro, bem no encontro das Avenidas Corrientes e 9 de Julio, está o Obelisco, monumento que hoje é  usado como ponto de encontro para manifestações.


Na região central vale a pena passear pela Calle Florida, uma rua de comércio que já foi muito chique e hoje não é mais. Há quem goste dessa rua para comprar peças em couro, mas eu acho que só continua valendo a pena ir lá por causa das Galerias Pacífico, o shopping mais lindo da cidade!

Galerias Pacífico na Calle Florida.
A Estación Retiro - ao lado da Plaza Martín - exemplo da rica arquitetura da região central e arredores
Palácio das Aguas Corrientes - um dos prédios que achei mais lindo!!! que ignorância é essa arquitetura!!!

A feira de San Telmo (artesanatos e antigüidades) fica pertinho da Plaza de Mayo. É uma feira ao ar livre, mas que engloba algumas galerias de antiquários também. Como toda feira, é imperdível! (A feira só funciona aos domingos, das 10 às 17 horas). Ou se você é maluco(a) pela Mafalda, como eu, pode aproveitar e fazer uma visita à moradora mais ilustre do bairro San Telmo!


Eterna Mafalda!!! Como não ser apaixonada por essa niña inteligente e idealista e com seu jeito Mafalda de ser??!!
A casa onde fictamente morou a Mafalda!
Outro personagem popular na Argentina: Isidoro Cañones!


Para descansar no final da tarde, escolha entre a Plaza San Martin ou Puerto Madero.  

Plaza San Martín.
Torre dos Ingleses ao fundo.
Puerto Madero - bairro moderninho e centro gastronômico.
Puerto Madero - Puente de la Mujer


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Brasília: os impressionantes vitrais da Catedral de Brasília!

Adoro a capital federal! Sou apaixonada pelo conjunto arquitetônico e urbanístico deixado por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa em pleno cerrado! A Esplanada dos Ministérios é um cartão postal comum de Brasília, vista diariamente nos nossos telejornais!!!

Numa visita recente à Brasília aproveitei para ir visitar um monumento que achei surpreendente e que até então só conhecia por fora: a Catedral Metropolitana de Brasília! Projetada também pelo ilustre Niemeyer! É um paradoxo um ateu projetar alto tão etéreo, celestial!!! São 16 pilares que parecem uma coroa de espinho ou mãos em sinal de súplica?



Junto à entrada, ainda na área externa, se encontram quatro estátuas em bronze com 3 metros de altura: Os Quatro Evangelistas – João, Lucas, Marcos e Mateus, esculturas do italiano Alfredo Ceschiatti. O Campanário possui quatro grandes sinos doados pela Espanha, de tamanhos diversos e chamados de Santa Maria, Pinta, Nina e Pilarica – homenagem às caravelas de Cristóvão Colombo. 







Por dentro é impressionante! Aproveite para admirar os vitrais.  O ovo que se vê nos vitrais simboliza a Vida. Mesmo com pilares de concreto, a Catedral mostra-se incrivelmente clara, serena e leve. Leveza, aliás, mais acentuada pelos três anjos suspensos também esculpidos por Alfredo Ceschiatti.








A acústica da igreja também é curiosa. Encostando-se na lateral curva das paredes da Catedral e, mesmo falando baixinho, é possível que uma pessoa posicionada metros à frente escute tudo com bastante clareza (quem me contou foi uma amiga que estava junto na visita!!)

A Via Sacra, no seu interior é uma obra assinada por Di Cavalcanti. Encontramos também a réplica da Pietà de Michelangelo (a original encontra-se exposta na Basílica de São Pedro, em Roma). 




Fonte: Wikipédia e Google