sábado, 22 de junho de 2013

Chapada dos Guimarães: um lugar lindo!



Chapada dos Guimarães é um município próximo de Cuiabá, capital do Mato Grosso (70 km) no qual está localizado o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Estivemos por ali diversas vezes e fomos aos poucos conhecendo e fotografando (daí a qualidade diversas das fotos).

Nesta última ida à Chapada aproveitei para fotografar os paredões de arenito vermelho-alaranjado do nosso Planalto Central! São impressionantes!!!

Serra da Petrovina - entre os municípios de Alto Garças e Rondonópolis-MT











Emas silvestres próximas à nascente de rio
chegando...

A Chapada dos Guimarães é uma região mística, cheia de boas energias. Não precisa acreditar em duendes para sentir isso!!! O clima é agradável, o ar puro e fresco da altitude de 800 metros e a beleza da região contribuem para isso. Formada há milhões de anos, pode-se resumir e dizer que terremotos e eventos simultâneos esmagaram o terreno e construíram a Cordilheira dos Andes, a planície do Pantanal e o Planalto Central Brasileiro, onde se localiza a Chapada. Por isso tamanha concentração de cânions, mirantes, cachoeiras, cavernas e lagos. A origem arenítica das rochas faz com que a paisagem seja constantemente erodida e transformada pelos ventos e chuvas. A Chapada é a borda do nosso Planalto Central e também divisor de águas entre a Bacia Amazônica e a Bacia do rio da Prata.

Um dos pontos de visita obrigatória é o Mirante do Centro Geodésico, que é o ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico, no "coração da América do Sul" (como diz Caetano Veloso na canção "Um indio" muito cantada pela minha querida amiga Zuzú). Dali avista-se a planície pantaneira! A vista é de tirar o fôlego e estamos a 845 metros do nível do mar!!!













Numa das idas à Chapada eu e marido  fizemos a trilha das cavernas, acompanhados de um guia (imprescindível), com visita à Caverna Aroe Jari (ou Caverna do Francês) e à gruta da Lagoa Azul. É uma boa caminhada para se chegar à caverna, aproximadamente uns 4 km de trilha no meio da mata, que intercala vegetação de cerrado e trechos de transição de floresta amazônica. O trajeto permite observar árvores, frutas, flores, e infelizmente não nos deparamos com animais do cerrado. 




Ponte de Pedra



                                           
vegetação de cerrado 

Parece uma anta de pedra! 

diversidade da flora do cerrado





Jatobá na vegetação de transição (floresta amazônica)

Aroe Jari é a maior caverna de origem arenítica do Brasil. Significa Morada das Almas, na língua Bororó, pois era nessa caverna que eles faziam o ritual de "enterro" dos mortos, e foi frequentada (até a ocupação colonial européia) por essa etnia e pelos Caiapós. É formada por uma grande e ampla abertura onde se forma uma gruta enorme, que se liga à caverna por um corredor. Segundo o guia a caverna tem 1,5 km, mas a visitação é feita no salão exterior e no primeiro salão (Salão do Chuveiro), no qual ingressa-se por uma entrada estreita.

Salão e à esquerda a entrada da caverna (salão do Chuveiro)









as caneleiras são necessárias para evitar picadas de cobras e outros bichos!

Dentro da caverna e a partir daí a luminosidade diminui e é necessário usar lanternas!

Ufa! ar e luz!!!
 
Mais adiante seguindo na trilha chega-se à gruta da Lagoa Azul, parte da mesma formação rochosa da caverna. A água realmente reflete a cor azul, fruto da existência de algas. Ela é simplesmente linda!!! A água é de um azul estonteante e em alguns pontos chega a uma profundidade de 5 metros.
 







Mais Chapada dos Guimarães nos próximos post!!!


terça-feira, 4 de junho de 2013

Dicas para o dia dos namorados!!!

Cena do filme "Meu primeiro amor". Primeiro filme que me fez suspirar com uma história de amor!!!


O dia dos namorados vem chegando e junto vem aquele o dilema do que presentear o amado/amada. Tem muita gente que gostaria de fugir dos tradicionais presentes: roupas, livros, CDs, DVDs, perfumes, relógio, maquiagem, chocolates, etc, então que tal dar um toque especial no presente usando a criatividade??? Nada impede complementar o seu presente com um cartão muito fofo feito por você. Ou talvez caprichar na embalagem. Não é um mimo e tanto???

Pesquisando na net vi muitas dicas de presentes no mais puro estilo “Faça você mesmo” (DIY) para surpreender. Seguem algumas idéias:

- Que coração não se derreteria recebendo um cartão lindo assim??? 


Dica do site: http://bippityboppityboo.tumblr.com/post/43058610606

- Tem que ser prendada, mas achei super original a idéia de fazer uma alça para a câmera fotográfica dele(a). Criatividade na escolha da estampa do tecido!!!

Extraído do site: http://www.designsponge.com/2009/06/diy-wednesdays-camera-strap-cover.html

- Que vontade de sair rabiscando e colocar "a mão na massa" para fazer esses travesseiros "cute"!!!
Fofurice extraída do site: http://www.superziper.com/2010/06/pap-travesseiros-casal-smack.html

- Ele/Ela gosta de chocolate? Brigadeiro é unanimidade!!! Que tal alguns potinhos fofos com a gostosura???

Dica de gostosura extraída do site: http://www.ricotanaoderrete.com/2013/05/capricho-e-isso.html

- Que mulher não se derrete com flores??? Uma idéia criativa é colocá-las numa caneca bonita! Utilidade e beleza juntas!!!

Fonte: Google

Fonte: Google

- Já comprou o presente? Já sabe com o que presentear o amado/amada??? Que tal caprichar no pacote???

Extraído do site: http://www.minhacasaminhacara.com.br/embrulhos-de-natal/


Dica do site: http://jacki-design.blogspot.com.br/2013/04/embrulhos-de-presente-faca-voce-mesmo.html
Extraído do site; http://www.deverdecasa.com/2011_08_01_archive.html


E por fim, acho super romântico para o Dia dos Namorados fazer um jantarzinho para o(a) namorado(a) ou o(a) maridinho/esposa acompanhado de um vinho/espumante caprichado. Que tal dar um toque romântico e aconchegante ao cenário com esses porta velas fofíssimos???

Vi essa dica num site que é um mimo só: http://www.hojetemvisita.com/porta-velas-de-coracao-inspiracao-para-o-dia-dos-namorados/

Espero que gostem!!! E Feliz Dia dos Namorados!!!


domingo, 2 de junho de 2013

Capadócia, Turquia - um passeio de balão


Na semana passada veiculou-se a notícia do terrível acidente ocorrido na Capadócia envolvendo 02 balões e que vitimou alguns turistas brasileiros. Atualmente a Turquia, e em especial a Capadócia, está em evidência bem como na lista de destinos de viagens de muita gente também por conta da novela global “Salve Jorge”. Infelizmente pouco posso dizer acerca do que foi mostrado na novela. Quem me conhece sabe que as atrações novelísticas nunca foram meu forte. Mas posso falar da minha experiência pessoal naquele lugar mágico!!! Um dos meus sonhos, até por conta da música da Turma do Balão Mágico (quem não se lembra de:  "Superfantástico, no balão mágico, o mundo fica bem mais divertido!") era um dia passear de balão!!!

Em setembro de 2011 eu e minha amiga Michele tivemos o privilégio de conhecer a região histórica da Capadócia. Nosso destino era a Grécia e a Turquia, e claro, incluía o passeio de balão, afinal ir à Turquia e não fazer um vôo de balão não é uma viagem completa. Se você gosta de planejar coloque o vôo na sua lista de coisas a serem feitas pelo menos uma vez na vida.



Pegamos um vôo de Istambul para Göreme/Nevşehir pela Turkish Airlines. Göreme é a cidade turística base na região da Capadócia, região na Anatólia Central, na parte central do país. É um destino que mistura paisagens incríveis, eu diria surreais, além de muita cultura e um aula de história.  Também há a opção de ir de ônibus. Em Istambul mesmo há inúmeros pacotes oferecidos pelas agências de turismo locais no melhor estilo "bate e volta". O ruim é que o deslocamento é de aproximadamente 10 horas. Conhecemos umas gaúchas queridíssimas que fizeram o trajeto via terrestre e nos disseram ser "roubada" e extremamente cansativo.

O ponto alto da viagem é o passeio de balão, mas Göreme também oferece inúmeras atrações a se visitar. Não há como não se surpreender com seus hotéis cavernas, o Museus ao Céu Aberto, as Chaminés de Fadas, o Parque Nacional do Göreme, Avanos, Ürgüp, as cidades subterrâneas seculares e as demais belezas da terra natal de São Jorge, que merecem um post à parte.

O passeio de balão foi adquirido no hotel que ficamos, o Katpatuka Cave Hotel (http://www.katpatukacave.com/), pela empresa Ürgüp Baloons ao custo de 120 dinhEuros por pessoa, mas há diversas outras empresas que oferecem o mesmo passeio.

No dia do vôo às 04:30 da madruga estávamos esperando a van da empresa nos buscar no hotel. Infelizmente não apareceu ninguém o que nos causou verdadeiro pânico. Mas Deus é grandioso e  quando descíamos para o centrinho da cidade encontramos por ali o motorista da van, de um dos passeios no dia anterior, que nos levou até o escritório da empresa de balão. Após verificarem que houve falha no agendamento pelo hotel (L) e eu ter um ataque no mais puro estilo chororô resolveu-se a questão. Iam nos acomodar num balão que iria sair na seqüência.

Os balões voam com 20 a 30 pessoas em seus cestos, mas por conta do incidente da reserva voamos num cesto menor com apenas 06 pessoas e os 02 pilotos. Há necessidade de madrugar pois os vôos acontecem muito cedo, ao nascer do sol. Infelizmente nesse momento ainda estávamos em solo, mas não perdemos o lindo e singular espetáculo de ver despontando no céu inúmeros balões coloridos. Também tivemos o privilégio de ver o nosso balão ser inflado. Preparem um casaco pois nesse horário faz um friozinho razoável mesmo sendo verão.





Nosso passeio durou pouco mais de 01 hora, que é o tempo padrão, e atingimos a altura de 1.000 metros pois no dia as condições de vento não estavam tão boas. Os balões são movidos unicamente pelo vento. E me perguntam se dá medo (?). Nãooooooooo!!! De forma alguma!!! A vista deslumbrante, a euforia está a mil, a vontade de memorizar cada detalhes daquele momento mágico e singular consomem tanto nossa atenção que nem sobra um espacinho sequer para medo. 


Nosso balão sendo inflado...


aqui vamos nós!!!















Terminado o vôo recebemos um certificado e um brinde com espumante (mesmo com a proibição do consumo de bebida alcoólica em lugares públicos). É uma experiência indescritível, e como disse, uma das coisas para entrar na lista do que fazer uma vez na vida!!!