sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Buenos Aires - prosseguindo com um passeio mais minucioso na Plaza San Martín e redondezas!

Se dispor de mais tempo na cidade e estiver afim de um passeio mais minucioso pela região central e arredores comece seu percurso pela bela Plaza San Martín com seus longos gramados. 

San Martín é o nome do maior personagem da independência argentina.

A praça e seus enorme gramados é cenário de lazer dos portenhos.

Para os argentinos Buenos Aires é um pedacinho da Europa. Sua elegância e beleza
nada deixa a desejar ao Velho Continente!!! 

Admire e passeie ao seu redor, uma área de elegantes e ecléticos prédios inspirados na arquitetura francesa e italiana: Palácio San Martín, Círculo Militar, Palácio Haedo, Edifício Kavanagh, Monumento a los Caídos em Malvinas e a Torre dos Ingleses.

Palácio San Martín - antiga residência e que hoje serve às cerimônias oficiais.

Círculo Militar ou Palácio da Paz - mansão inspirada nos castelos do Vale do Loire, na França, hoje serve aos
oficiais militares.

Palácio Haedo - não está em muito destaque - antiga residência e hoje também tem finalidade pública.

Edifício Kavanagh - imponente obra modernista dos anos 30 que se destaca dos
demais edifícios. Já foi o edifício mais alto da América do Sul.
Monumento a los Caídos en Malvinas - memorial com o nome dos soldados argentinos que perderam a vida
na invasão das Ilhas Malvinas (Falkland para os ingleses).

Monumento com o Edifício Kavanagh ao fundo.

A conhecida Torre dos Ingleses cujo nome oficial é Torre Monumental - a torre
do relógio foi construídas por ingleses para presentear os argentinos nos idos
de 1916. O nome foi alterado após o conflito das Malvinas.

Belíssimo relógio que possui 5 sinos que tocam a cada 4 horas. No topo há um
catavento.




Achamos uma boa oportunidade (frisa-se para quem gosta) visitar o Museu de Armas de la Nación, ali na praça mesmo ao lado do Círculo Militar, que tem uma coleção histórica incrível, com mais de 2 mil peças relacionadas à vida militar.



Por fim, ainda na região central, não há como ignorar a Avenida Santa Fé, que inclusive foi nossa guia uma vez que cruzávamos com ela todos os dias. Ali fica a Livraria El Ateneo, eleita uma das mais lindas livrarias do mundo (a 2ª, sendo a primeira a Livraria em Maastrich, na Holanda), e foi montada em um antigo teatro, sendo que toda a arquitetura foi mantida basicamente intacta.

É possível até sentar em um antigo camarote para folhear seu livro preferido. Até as cortinas do palco fazem parte do cenário - o mesmo palco onde o argentino Carlos Gardel atuou em tempos e que foi transformado num elegante e acolhedor café, onde se pode almoçar e lanchar, e espaço de leitura. 




 
Livraria El Ateneo Grand Splendid: Av. Santa Fé, 1860. Vale a pena conhecer, e se você for amante da boa literatura ou curioso mesmo vai "pirar" e se "descabelar" com a quantidade de clássicos, autores, gêneros, obras esgotadas no Brasil, e principalmente vai constatar que infelizmente o livro no Brasil ainda é muito caro (mesmo com imunidade tributária), fator que veda o acesso popular à cultura!




sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Pausa para as férias!!!

O bloguinho já anda num ritmo bem tartaruga por conta da minha falta de tempo para ele. E no mês de setembro continua parado por conta das férias!!!

Volto logo para trazer muitas dicas de um país com quem nós brasileiros temos muitas afinidades...


domingo, 18 de agosto de 2013

Buenos Aires: Centro e arredores.

Quem vai para Buenos Aires pela 1ª vez quer ver os cartões postais da cidade! Talvez seja ideal começar a visita pela região central para aproveitar para conhecer a Plaza de Mayo e conhecer a Casa Rosada, Pirâmide de Mayo (monumento construído em homenagem a Revolução de Maio), a Catedral Metropolitana e outras importantes construções de grande interesse cultural, arquitetônico e histórico. Admire as construções antigas (semelhantes as das cidades européias) contrastando com a vida moderna dos portenhos.

Casa Rosada e Plaza de Mayo.
Pirâmide de Mayo.
Plaza de Mayo - foto tirada em 2005.
Catedral Metropolitana de Buenos Aires.



O Cabildo de Buenos Aires é um prédio histórico, que já serviu como sede do governo colonial e hoje abriga
um museu sobre a história do cabildo e da Revolução de Maio. 
Do lado esquerda da Casa Rosada fica o lindo prédio do Banco de La Nación - foto tirada em 2005.

Dali pode-se caminhar tranquilamente até o Congresso, pela Avenida de Mayo (com direito a uma paradinha no Café Tortoni, claro!, e depois voltar um pouquinho, para ir aos pés do Obelisco, pela Avenida 9 de Julio. E por fim visitar o lindíssimo Teatro Colón!


O tradicionalíssimo Café Tortoni.
O lindíssimo Congresso - foto tirada na 1ª visita à Buenos Aires em 2005.
Avenida 9 de Julio - a principal avenida de Buenos Aires
O lindíssimo Teatro Colón - o maior teatro da América Latina

Lateral do Teatro Colón.

A poucas quadras do teatro, bem no encontro das Avenidas Corrientes e 9 de Julio, está o Obelisco, monumento que hoje é  usado como ponto de encontro para manifestações.


Na região central vale a pena passear pela Calle Florida, uma rua de comércio que já foi muito chique e hoje não é mais. Há quem goste dessa rua para comprar peças em couro, mas eu acho que só continua valendo a pena ir lá por causa das Galerias Pacífico, o shopping mais lindo da cidade!

Galerias Pacífico na Calle Florida.
A Estación Retiro - ao lado da Plaza Martín - exemplo da rica arquitetura da região central e arredores
Palácio das Aguas Corrientes - um dos prédios que achei mais lindo!!! que ignorância é essa arquitetura!!!

A feira de San Telmo (artesanatos e antigüidades) fica pertinho da Plaza de Mayo. É uma feira ao ar livre, mas que engloba algumas galerias de antiquários também. Como toda feira, é imperdível! (A feira só funciona aos domingos, das 10 às 17 horas). Ou se você é maluco(a) pela Mafalda, como eu, pode aproveitar e fazer uma visita à moradora mais ilustre do bairro San Telmo!


Eterna Mafalda!!! Como não ser apaixonada por essa niña inteligente e idealista e com seu jeito Mafalda de ser??!!
A casa onde fictamente morou a Mafalda!
Outro personagem popular na Argentina: Isidoro Cañones!


Para descansar no final da tarde, escolha entre a Plaza San Martin ou Puerto Madero.  

Plaza San Martín.
Torre dos Ingleses ao fundo.
Puerto Madero - bairro moderninho e centro gastronômico.
Puerto Madero - Puente de la Mujer


domingo, 4 de agosto de 2013

Mi Buenos Aires querido! algumas dicas gerais!!!

Portenhos ilustres: Maradona, Evita Perón e Carlos Gardel.

A capital portenha certamente é uma daquelas cidades especiais que dá vontade de voltar quantas vezes forem possíveis.  Além de estar perto do Brasil, tem “ares de Europa” sim, cenários inspiradores, uma arquitetura riquíssima, muito vinhos, doce de leite, empanadas, tango, bife de chorizo, etc. A gama de atrações e delícias é vasta!!!

Por conta de política do Mercosul os visitantes brasileiros não precisam apresentar passaporte ou visto de entrada para ingressar na Argentina. Basta a carteira de identidade original (atenção: a carteira de motorista não é aceita, e RG muito antigo ou danificado pode dar problema).

Os vôos partindo do Brasil aterrissam no Aeroporto de Ezeiza (longe uns 50 minutos da região central) ou no Aeroparque Jorge Newburry que fica há uns 3 km da região central. A vantagem de se chegar pelo Ezeiza é que tem um freeshop enorme!!!  

Os meios de transportes disponíveis para o deslocamento aeroporto-hotel são o transfer (creio que os pacotes ofereçam o serviço), ônibus e os táxis. Se você for utilizar táxi recomendo utilizar aqueles dos guichês de dentro do aeroporto. É mais seguro e os valores são tabelados. Não é só em Buenos Aires, mas acho que devemos ter precauções nesse quesito principalmente quando visitamos um país desconhecido. Tenho amigas que quase foram passadas “para trás” por um taxista no aeroporto de Buenos Aires que tentou passar notas de pesos falsas! Para evitar esses incidentes e não se estressar procure sempre pegar táxis oficiais que não há perigo. Até por que o táxi em Buenos Aires é barato!

Outra dica importante: trocar alguns reais por pesos ali mesmo no aeroporto para garantir o táxi! Em ambos aeroportos tem o Banco Nacíon! Mas deixe para trocar moeda em casas de câmbio que não sejam nos aeroportos, pois estas pagam menos que o valor oficial da moeda. Não se preocupem vocês irão se deparar com inúmeras casas de câmbio pela cidade. E fiquem longe de espertinhos que trocam dinheiro na rua.

Lugares para ficar em Buenos Aires??? Fica a critério e gosto da cada um. Já fiquei na região central, próximo da Calle Florida, e o positivo é que é bem movimentado por conta do comércio e próximo de muitos pontos turísticos. Outra vantagem é que os hotéis costumam ter melhores preços. Mas sinceramente, depois de ficar na Recoleta meus conceitos mudaram!!! A Recoleta é um bairro charmosíssimo, tranquilo, repleto de lojas, mercadinhos, delicioso de se caminhar, e o melhor, sem a “muvuca” do centro. E fica muito próximo da região central. É possível inclusive alugar um studio ou apartamento se a estadia for mais longa (os preços são melhores que dos hotéis! Pesquisem!)

Não sei como vocês programam sua estadia, mas eu gosto de inicialmente fazer aqueles passeios “city tour” oficial da cidade para sentir o gostinho do que está por vir. Se não der tempo de visitar todos os pontos turísticos ao menos os principais pontos vocês viram.

Algumas diquinhas que espero serem úteis: 1) Buenos Aires está no mesmo fuso horário que Brasília, ou seja, a hora é a mesma, exceto no período do horário de verão; b) A voltagem é 220V (muito importante para as mulheres!!!); 3) Se você comprou produtos nacionais (argentinos) por valores superiores a $70 pesos (por nota fiscal), e que tenham sido adquiridos nos comércios aderidos ao sistema “TAX FREE Global Refund” (adesivo visível na vitrine ou caixa da loja), você pode pedir o ressarcimento do valor de IVA nos aeroportos antes de ir embora. Como proceder? Ao efetuar a compra, peça ao atendente o voucher para reembolso. No aeroporto, apresente as notas fiscais e vouchers de reembolso ao guichê do “Global Refund”; d) não sei se é a crise, mas diversas lojas, bares e restaurantes por alguma razão surreal não aceitam cartão de crédito/débito. Procurem se informar antes de comprar/comer.


Os Argentinos estão de parabéns, são mega educados, gentis, prestativos e qualquer informação que você precisar eles fazem questão de te explicar bem certinho. O turismo é forte na cidade de modo que é visível que adoram turistas, inclusive os brasileiros! Essa foi minha percepção nas duas vezes que visitei a cidade.

Claro que vemos diferenças desde o modo de vestir, a maneira de pensar e até a comida, mas já que irá até lá temos que aproveitar para viver dias diferentes e ocasiões que dificilmente voltarão a acontecer. Não adianta reclamar que não tem feijão ou é difícil encontrar um restaurante por quilo. Você é um turista, portanto tente se adaptar. Aí que está a graça!!!

Bora conhecer a capital portenha!!! 

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Brasília: os impressionantes vitrais da Catedral de Brasília!

Adoro a capital federal! Sou apaixonada pelo conjunto arquitetônico e urbanístico deixado por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa em pleno cerrado! A Esplanada dos Ministérios é um cartão postal comum de Brasília, vista diariamente nos nossos telejornais!!!

Numa visita recente à Brasília aproveitei para ir visitar um monumento que achei surpreendente e que até então só conhecia por fora: a Catedral Metropolitana de Brasília! Projetada também pelo ilustre Niemeyer! É um paradoxo um ateu projetar alto tão etéreo, celestial!!! São 16 pilares que parecem uma coroa de espinho ou mãos em sinal de súplica?



Junto à entrada, ainda na área externa, se encontram quatro estátuas em bronze com 3 metros de altura: Os Quatro Evangelistas – João, Lucas, Marcos e Mateus, esculturas do italiano Alfredo Ceschiatti. O Campanário possui quatro grandes sinos doados pela Espanha, de tamanhos diversos e chamados de Santa Maria, Pinta, Nina e Pilarica – homenagem às caravelas de Cristóvão Colombo. 







Por dentro é impressionante! Aproveite para admirar os vitrais.  O ovo que se vê nos vitrais simboliza a Vida. Mesmo com pilares de concreto, a Catedral mostra-se incrivelmente clara, serena e leve. Leveza, aliás, mais acentuada pelos três anjos suspensos também esculpidos por Alfredo Ceschiatti.








A acústica da igreja também é curiosa. Encostando-se na lateral curva das paredes da Catedral e, mesmo falando baixinho, é possível que uma pessoa posicionada metros à frente escute tudo com bastante clareza (quem me contou foi uma amiga que estava junto na visita!!)

A Via Sacra, no seu interior é uma obra assinada por Di Cavalcanti. Encontramos também a réplica da Pietà de Michelangelo (a original encontra-se exposta na Basílica de São Pedro, em Roma). 




Fonte: Wikipédia e Google